Publicações

Artigo publicado em revista internacional (em português)

Saraiva, A. B., Pereira, B, & Zamith Cruz, M. J. (2019). Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 24, n.º 1, jan./abr., pp. 89-107.

Artigo publicado em revista internacional (em inglês)

Saraiva, A. B. & Ferreira, J. (2016). Personality attributes of children with behavior problems. An exploratory analysis with Exner Comprehensive System of Rorschach Inkblot Test and implications for the socio-historical clinical practice approach. Psychology in Russia: State of the Art, Moscow: Russian Psychological Society, Lomonosov Moscow State University.

School dropout, problem behaviour and poor academic achievement

Saraiva, A. B., Pereira, B. & Zamith-Cruz J. (2011a). School dropout, problem behaviour and poor academic achievement: a longitudinal view of Portuguese male offenders. Emotional and Behavioural Difficulties, Special Issue: Longitudinal Research on Emotional and Behavioural Difficulties, 16(4), 419-436.

Artigo publicado em revista internacional (em francês)

Saraiva, A. B. (2016). La recherche qualitative dans le contexte carcéral. Stratégies, défis et pistes d’orientation : Actes du colloque «Méthodes qualitatives en sciences sociales et humaines: perspectives et expériences», 5-6 juin 2012, Université des Açores, Ponta Delgada, Association pour la recherche qualitative, Recherches Qualitatives, Hors Série, 18, 125-130.

Capítulo de livro internacional (em português)

Saraiva, A. B. & Pereira, B. O. (2014). Prevenir o Bullying é educar para a cidadania? In M. C. C. Guerbert & R. R. Costa (Eds.), Educação, Política e Direitos Humanos. Diálogos Necessários para o Século XXI. (1ª ed., pp. 63-81). Curitiba: CRV. (ISBN: 978-85-444-0150-7).

Trajectórias, vidas e bullying escolar

Saraiva, A. B., Pereira, B., & Zamith-Cruz, J. (2011b). Trajectórias, vidas e bullying escolar. In: A. Gonçalves Barbosa, L. M. Lourenço & B. Pereira. Bullying: Conhecer e Intervir, Juíz de Fora: UFJF, 83-92.

Participação em colóquios, comunicações orais por convite

Saraiva, A.B. (2014, 26 de Junho). Grupos de Mútua Ajuda para Pais, Conferência Parentalidade, conflitos e apoio, Associação Academia de Cultura e de Solidariedade Ramiro Freitas e Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos (Orgs.) com o apoio da Câmara Municipal de Almada, Fórum Municipal Romeu Correia, Almada.
Saraiva, A.B. (2014, 12 de Março). Conferência Higiene do sono e ansiedade nos exames, Associação Academia de Cultura e de Solidariedade Ramiro Freitas e Associação de Pais da Escola Secundária de Santo André (Orgs.), Escola Secundária de Santo André, Barreiro.
Saraiva, A.B. (2012, 27 de Abril). Sessão sobre Bullying e Cyberbullying, Associação Academia de Cultura e de Solidariedade Ramiro Freitas e Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB2.3 Vale de Milhaços (Orgs.), Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, Corroios.
Saraiva, A.B. (2010, 3 de Abril). Debate sobre Bullying, Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais e Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Vertical do Cercal do Alentejo (Orgs.), Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Cercal do Alentejo.
Saraiva, A.B. (2010, 12 de Fevereiro). Indisciplina e violência escolar. Suporte sócio emocional para jovens. Paper presented at Conferência Indisciplina na escola - Causas e efeitos. Família, escola, sociedade - Uma convivência necessária, Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais & Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Alcochete (Orgs), Casa do Povo de Alcochete, Alcochete.

Workshops, ações de formação e intervenções especificas

Saraiva, A.B. (2014, 30 de Abril e 7/14 de Maio). Workshop Bullying e cidadania (9 horas): dinamização de atividades de grupo para sensibilização sobre as vivências de bullying, Destinatários: turmas do 8º ano da Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Álvaro Velho, Associação Academia de Cultura e de Solidariedade Ramiro Freitas e Agrupamento de Escolas Álvaro Velho, Lavradio (Orgs), Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Álvaro Velho, Barreiro.
Saraiva, A.B. (2011, 8 de Outubro). Workshop desafios do dirigente associativo e Conferência Redes de trabalho e Informação, Workshop Dirigentes Associativos, Associação Academia de Cultura e de Solidariedade Ramiro Freitas e Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais (Orgs), Casa da Cerca, Almada.
Saraiva, A.B. (2006-2007, de Maio a Outubro). Programa de Prevenção e Reabilitação Psicossocial (36 horas), Destinatários: reclusos, Gerar Percursos Sociais, projeto FREE – Formação Reabilitadora em Espaços Extremos, Equipa da Horta de Reinserção Social, Cadeia de Apoio da Horta e Cáritas dos Açores, Horta, Açores.
Saraiva, A.B. (2003, de Janeiro a Dezembro). Programa de Relações Humanas e Assertividade (264 horas), Destinatários: beneficiários do Rendimento Social de Inserção, Associação O Companheiro, Lisboa.

Projeto em chão de escola

Na Escola Cataventos da Paz, em Cacilhas (Agrup. Emídio Navarro, Almada) nasceu um projeto dos pais. O mesmo surgiu da oportunidade de dinamizar atividades com as crianças em ambiente não-formal, na biblioteca escolar com vista para o rio. O projeto envolve pré-leitores e entende promover o livro, a leitura, a expressão das emoções e o auto-conhecimento, assim como a experiência do contexto escolar em termos de relações humanas e da comunidade envolvente à escola. O projeto em si, constitui ainda uma porta de entrada dos pais na escola, uma oportunidade de fortalecer relações e participar para uma ação conjunta. O objetivo geral é "dar a conhecer, facilitar o acesso e promover o interesse pelo espaço da biblioteca escolar; promover o livro e a leitura em pré-leitores; desenvolver a comunicação, a autonomia e a cooperação entre alunos; educar para e na cidadania." Um dos nossos objetivos específicos é "desenvolver ideias e projetos que queremos para a nossa escola" seguindo a lógica da metodologia de trabalho de projeto e do desenvolvimento local sustentável. Iniciámos este percurso de criar redes de aprendizagem neste território educativo contando com a colaboração de pais, educadores e professores, coordenadora e agentes locais pois acreditamos na importância do território e das suas gentes e histórias para a educação integral. O desenvolvimento da atividade, com periodicidade tendencialmente quinzenal, está em curso desde Janeiro e finaliza a 12 de Junho. Os dois grupos funcionam de forma autónoma, cada um com cerca de 20 crianças, um grupo de pré-escolar (4-6 anos) e outro de 1º ano do 1º ciclo (6-7 anos). Qualquer esclarecimento sobre o projeto Dentro e Fora da Nossa Caixa de Histórias pode ser obtido através do número 96 702 48 38.